Sinergia dos Ritmos Cia. de Dança realiza aula especial em alusão ao Setembro Amarelo


Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado anualmente em 10 de setembro, no dia 09, sábado, a Sinergia dos Ritmos Cia. de Dança realizou uma aula especial com o objetivo de chamar a atenção dos alunos e da sociedade em geral para a necessidade de aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio em todo o mundo.
O evento ocorreu no Centro Cultural Thaumaturgo Filho, no Primeiro Distrito da cidade de Rio Branco e contou com a participação de alunos e convidados.

Para o coordenador geral do grupo, Antônio Rocha, a prevenção ao suicídio é uma temática que deve envolver todos os setores da sociedade, uma vez que ninguém está isento de suas consequências.  

 “A prevenção ao suicídio é uma temática que deve envolver todos os setores da sociedade, independente da classe social que cada um ocupe na sociedade.  Os cuidados com a saúde mental é um dever de todos nós e requer o empenho de todos os segmentos sociais. As atividades desenvolvidas pela Sinergia dos Ritmos Cia. de Dança, sempre tem procurado estabelecer um diálogo entre os movimentos de dança e o bem-estar que eles proporcionam aos praticantes dessa arte”, salientou Rocha.

Já a coordenadora de organização e ventos da companhia, Jorgeane Silva, enfatizou a importância da dança como alento no enfretamento à depressão e outros transtornos que podem levar a comportamentos suicidas.

“a dança tem um papel fundamental na qualidade de vida das pessoas, tanto física quanto mental, porque ao dançar nós reduzimos significativamente o estresse ocasionado pelas rotinas diárias e abrimos possibilidades para novas vivências, sociabilidade e construção de novas amizades, o que é indispensável para a manutenção do equilíbrio entre nosso corpo e nossa mente, algo indispensável para nossa saúde física e mental”, enfatizou jorgeane.   

O empresário e amante da dança, Sidney Coé, também abrilhantou o evento com uma belíssima aula de samba.

Kátia Reche, que mora em Porto Velho – RO, também participou da aula e aproveitou para deixar sua mensagem:

“A vida é nosso maior presente! E devemos preservá-lo a todo custo! Perceber as pessoas ao nosso redor que estão em risco, depressão ou com dificuldades na vida é ser mais humano! A vida é uma dádiva que devemos preservar seja generoso com a ela!  Esteja disponível para quem precisar”, finalizou Reche.